Revista CFMV, edição 67, traz artigos sobre temas clínicos e de áreas emergentes

14/01/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:50am

""

Na clínica de cães cresce a demandas por tratamento com o uso de doações de sangue. A transfusão é indicada para pacientes em diferentes condições de saúde, incluindo anemia, hemorragia, coagulopatias, entre outras. Além do sangue completo, as indicações podem se valer de hemocomponentes, como plasma e hemácias, para cuidados específicos de acordo com a enfermidade do animal. As especificidades dos tratamentos e outros detalhes são temas de artigos que compõem o material principal da Revista CFMV, edição 67. A publicação é distribuída a todos os profissionais regulares com o Sistema CFMV/CRMVs e que estejam com o endereço atualizado.

A publicação também traz uma entrevista com o médico veterinário e presidente do Tribunal de Contas da União, Aroldo Cedraz de Oliveira. Por sua experiência como deputado, Cedraz avalia a participação política da classe e reconhece que “os Médicos Veterinários que ocupam cadeiras no Congresso Nacional estão preparados para discutir quaisquer matérias, inclusive no âmbito internacional”. Ele ainda avalia a atuação profissional na saúde única e questões acadêmicas e de formação.

Ao tratar de áreas emergentes, um artigo do médico veterinário Carlos Muller, presidente da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV, fala sobre a qualidade microbiológica em biotérios. “Esse é um desafio para os biotérios”, afirma, lembrando que os animais envolvidos em experimentos podem ser acometidos por agente infecciosos ou parasitários, o que pode impactar de forma negativa no próprio animal; entre aqueles que estão em contato com ele ou no resultado do experimento. Outro tema emergente, em artigo da médica veterinária Ana Maria de Andrade Mitidiero, aborda a importância das abelhas para a polinização e manutenção de culturas, especialmente de frutas.

Ao retratar a atuação profissional, a revista mostra como é o trabalho de um médico veterinário que acompanha equinos durante viagens aéreas. “O profissional precisa estar preparado, inclusive para procedimentos extremos”, relata Dácio de Castro Dias sobre possíveis ocorrências de voo. A publicação traz ainda outros artigos sobre a atuação dos profissionais com meio ambiente e também animais selvagens e um Suplemento científico com quatro textos avaliados e aprovados por consultores ad hoc.

Completam o material, depoimentos sobre os 20 nos da revista CFMV e uma matéria especial sobre células-tronco, além de assuntos institucionais do Sistema CFMV/CRMVs para atualização dos profissionais. Caso não esteja recebendo a publicação, atualize seu endereço em contato com o CRMV de sua jurisdição. Sugestões podem ser enviadas para artigos@cfmv.gov.br

Assessoria de Comunicação do CFMV